Obama alerta americanos para consequências do furacão Sandy

WASHINGTON, 29 Out 2012 (AFP) -O presidente Barack Obama alertou nesta segunda-feira seus compatriotas para a ameaça do furacão Sandy, que poderá ter consequências desastrosas para o nordeste dos Estados Unidos.

O mandatário americano, que falou rapidamente depois de uma reunião da célula de crise da Casa Branca sobre o furacão que se dirige para o litoral entre Washington e Nova York, também pediu aos moradores das regiões vulneráveis à passagem do furacão que obedeçam as ordens de evacuação das autoridades locais.

"A mensagem mais importante que eu quero passar para o público neste momento é: por favor, ouçam as autoridades locais. Quando lhes disserem para sair, vocês devem sair. Sem demora. Não pensem no que fazer... Não discutam as instruções que serão dadas a vocês", disse.

"Esta é uma tempestade séria e poderá ter consequências potencialmente fatais se as pessoas não agirem de forma rápida o suficiente", acrescentou o presidente.

Embora este furacão tenha interrompido a campanha eleitoral para a eleição presidencial de 6 de novembro, durante a qual Obama vai defender o seu posto contra o republicano Mitt Romney, o presidente garantiu que, no momento, não está preocupado com as possíveis consequências do furacão sobre o processo eleitoral.

"A prioridade é salvar vidas", garantiu Obama, que cancelou nesta segunda-feira sua agenda de campanha para voltar a Washington e coordenar a resposta do governo federal ao furacão.

Ele considerou que os serviços de emergência estão prontos para intervir, mas também advertiu seus compatriotas que a volta à normalidade pode ser um processo demorado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos