Mitt Romney busca a consagração definitiva de uma vida bem-sucedida

WASHINGTON, 1 Nov 2012 (AFP) -Mitt Romney, que já foi um astuto empresário e competente governador, poderá se tornar o primeiro presidente mórmon dos Estados Unidos no dia 6 de novembro, graças a uma campanha tenaz de seis anos que, contudo, não conseguiu remover totalmente a sua imagem de oportunista.

Romney, um milionário de 65 anos, pai de cinco filhos e avô de 18 netos, acumula êxitos profissionais: pós-graduado em Harvard, consultor inteligente, chefe admirado, salvador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake em 2002, governador republicano do estado democrata de Massachusetts entre 2003 e 2007.

Suas derrotas foram no campo político: em 1994 não alcançou suas aspirações ficando sem um assento no Senado e em 2008 abandonou a corrida pela Casa Branca nas primárias republicanas vencidas por John McCain.

Desde a campanha para as eleições de 2008, o ex-governador não deixou de ser o "candidato Romney", e uma derrota nas eleições presidenciais da próxima terça-feira para Barack Obama provavelmente marcará o fim de sua carreira política.

As centenas de milhares de dólares gastos em propaganda não conseguiram mudar a imagem de Romney de pessoa reservada nem explicar suas mudanças ideológicas.

Quem é o "verdadeiro" Romney? Um moderado que favorece o direito ao aborto ou um extremista de direita que defende cortes orçamentários draconianos?

Apesar das dúvidas persistentes nas eleições internas de seu partido, Romney ganhou a indicação presidencial republicana como o candidato com as melhores chances de derrotar a Obama.

Um missionário mórmon na França Nascido em 1947 em Detroit, capital da indústria automotiva do estado de Michigan (norte), Willard Mitt Romney teve seu primeiro contato com a política aos 15 anos, quando acompanhou seu pai George na campanha que o levou a ser governador.

Em 1968, testemunhou a derrota de seu pai para Richard Nixon, nas primárias republicanas que antecederam as eleições presidenciais.

Conheceu Ann Davies em 1965, que na época só tinha 15 anos. Em 1969, eles se casaram quando Mitt voltou após dois anos e meio de missão em Le Havre, Bordeaux e Paris.

Durante sua estadia na França, Romney trabalhou arduamente para converter adeptos à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma seita protestante com imagem controversa na sociedade americana por causa de suas origens polígamas.

Foi na França que ele quase perdeu a vida em um acidente de carro, no qual morreu um dos passageiros que viajavam com Romney no veículo.

Já casado com Ann, ele foi viver perto de Boston, Massachusetts, onde foi aceito na melhor universidade do país, Harvard, e obteve dois diplomas em 1975: um em Direito e outro em Administração de empresas.

Começou a trabalhar na Bain & Company em 1977, onde causou tão boa impressão que em 1984 ficou responsável por uma nova sociedade: a Bain Capital.

Romney dirigiu o fundo de investimentos por 15 anos, acumulando fortuna e reputação até transformar a empresa em uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, deixando-a em 1999 para salvar as finanças dos Jogos Olímpicos de Salt Lake ao assumir o cargo de presidente do Comitê Olímpico americano.

Enquanto foi governador de Massachusetts, Romney ganhou fama de pragmático moderado, da qual vem se distanciando em sua campanha à Casa Branca e dando brecha para que Obama o classifique de malabarista político que muda sua postura dependendo de seus interesses.

O "verdadeiro" Romney Contra esta visão, seus familiares e amigos próximos se mobilizaram para mostrar o "verdadeiro" Mitt: brincalhão, atento e íntegro.

Seus atos eleitorais são abertos com vídeos da família, às vezes com Mitt e Ann lembrando de anedotas, até com lagrimas nos olhos.

A generosidade do candidato não é fingida, segundo a biografia de Scott Helman e Michael Kranish "O verdadeiro Romney" ("The Real Romney").

De 1986 a 1994, Romney dirigiu a diocese mórmon em Boston, uma função administrativa e religiosa que o permitiu ajudar os membros de sua congregação.

Romney foi protagonista de muitos atos altruístas, como financiar os estudos dos filhos de uma família necessitada e até acompanhar num hospital um jovem condenado pela leucemia.

Na próxima terça-feira, Romney espera adicionar um novo êxito à carreira, convertendo-se no primeiro presidente mórmon dos Estados Unidos, algo que seu pai não conseguiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos