ONU afirma que união de iraquianos contra jihadistas 'está dando frutos'

Em Jerusalém

NOVA YORK, 18 Nov 2014 (AFP) - O enviado especial da ONU para o Iraque, Nikolai Mladenov, afirmou nesta terça-feira que a nova estratégia de união nacional do governo iraquiano para enfrentar o grupo Estado Islâmico (EI) está "dando frutos", com as comunidades locais recuperando terreno frente aos extremistas islamitas.

Ao apresentar o relatório da situação no Iraque ao Conselho de Segurança da ONU reunido em Nova York, Mladenov ressaltou os esforços do governo do presidente Fuad Massum para "melhorar sua cooperação com as tribos locais e outros habitantes dispostos a proteger suas comunidades contra o EI", entre eles as autoridades da região autônoma do Curdistão (norte).

"Esta estratégia está dando frutos. Mobilizados pela crescente brutalidade do EI, ilustrada recentemente pelo massacre de 322 membros da tribo Albu Nimr, as comunidades estão respondendo", declarou.

Entre os resultados que começam a aparecer, Mladenov listou os acordos do governo central com as autoridades locais para treinar forças nas províncias de Nínive (norte) e Al-Anbar (oeste), o que permitiu libertar as cidades de Amerli, Jurf al-Sakhar e Zumar, além da recuperação da refinaria de petróleo de Baiji.

O enviado da ONU considerou "positivas" as relações entre as autoridades do Curdistão e o governo central, vitais para conter a ofensiva dos jihadistas, que tomaram grandes faixas de território no Iraque, depois de terem feito o mesmo na vizinha Síria em 2013.

Mladenov destacou que "os esforços do governo central estão sendo reforçados pelo apoio da comunidade internacional". Uma coalizão de países liderados pelos Estados Unidos entrou na guerra contra o EI por meio de ataques aéreos.

Apesar de o panorama estar melhor, Mladenov lembrou que o país vive "tempos de devastação", com "pelo menos 10 mil civis mortos e quase 20 mil feridos", bem como "1,9 milhão de deslocados" desde o início do ano.

"A estratégia do EI é óbvia (...) destruir o Estado iraquiano e substituí-lo por um Estado de terror construído com base em genocídio, crimes de guerra e crimes contra a Humanidade", disse ele.

Neste contexto, o enviado da ONU exortou os grupos armados que não pertencem ao EI a "dialogar com o governo" para se unirem contra a ameaça do terrorismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos