Coreia do Norte prepara novos lançamentos de foguetes

SEUL, 14 dez 2012 (AFP) - O líder da Coreia do Norte, King Jong-Un, ordenou a colocação em órbita de outros satélites, informa a imprensa oficial norte-coreana nesta sexta-feira, após o polêmico lançamento de um foguete de longo alcance qualificado de teste de míssil balístico por diversos países ocidentais e condenado pelas Nações Unidas.

Kim Jong-Un, que supervisionou o lançamento na quarta-feira passada, destacou a necessidade de se "lançar mais satélites no futuro (...) para desenvolver a ciência, a tecnologia e a economia do país", destaca a agência oficial KCNA.

A Coreia do Norte afirma que colocou em órbita um satélite de pesquisa com finalidades pacíficas, mas muitos países afirmam que o teste foi mais um passo em busca de um vetor para as armas nucleares norte-coreanas.

Segundo o governo norte-coreano, o lançamento colocou em órbita a segunda versão do satélite Kwangmyongsong-3, a partir de um foguete Unha-3, de três estágios.

O Conselho de Segurança da ONU, incluindo China e Estados Unidos, condenou na quarta-feira a Coreia do Norte pelo lançamento do foguete e alertou para a possibilidade de adotar novas sanções após a provocação de Pyongyang.

As resoluções 1718 e 1874 das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte de qualquer atividade balística ou nuclear.

Um lançamento anterior, também de um Unha-3, terminou com um vergonhoso fracasso em abril, com o foguete explodindo pouco depois do tiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos