Poderosa, Associação Nacional de Rifles rejeita apoio a uma lei de controle de armas

De Washington

O poderoso lobby norte-americano em defesa da posse de armas de fogo, a Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês) descartou qualquer possibilidade de apoiar uma lei de regulamentação das armas, "construída com base em mentiras", segundo ela, como prega o governo após o sangrento tiroteio de Newtown, declarou neste domingo seu vice-presidente.

"É um projeto de lei mentiroso e por essa razão não acredito que vá ser aprovado", disse Wayne LaPierre na rede NBC, se referindo à lei proposta pela senadora democrata Diane Feinstein, sobre a venda de fuzis de assalto e carregadores de grande capacidade, e que o presidente Barack Obama prometeu defender quando o próximo Congresso assumir em janeiro.

"É totalmente elaborada com base em mentiras", disse, "pelo pouco que senti, a imprensa, os políticos não dizem a verdade. Dizem que essas armas são mais poderosas, é falso, dizem que fazem grandes buracos, é falso, dizem que requerem balas maiores, falso, dizem que são armas de guerra, é falso", insistiu LaPierre.

"O povo norte-americano defende suas liberdades, a NRA não permitirá que essa gente faça a Segunda Emenda (da Constituição) desaparecer deste país, que a maioria dos norte-americanos apoia", destacou.

LaPierre pediu novamente um policial armado em todas as escolas do país para impedir uma nova tragédia como a ocorrida dia 14 de dezembro na escola Sandy Hook de Newtown (Connecticut, nordeste), que deixou 26 pessoas mortas, entre elas 20 crianças pequenas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos