Topo

Baleia encalha em praia de Nova York

26/12/2012 19h45

NOVA YORK, 26 dez 2012 (AFP) - Uma baleia de 18 metros apareceu encalhada na manhã desta quarta-feira em uma praia do sudeste de Nova York, com poucas chances de sobrevivência apesar dos esforços dos especialistas, afirmaram autoridades governamentais e fontes policiais.

A baleia foi encontrada às 10h40 locais (13h40 de Brasília) por uma pessoa que passeava em uma praia de Rockaways (Queens), na região de Breezy Point, e que alertou de imediato o serviço de emergência 911, informou à AFP uma porta-voz da polícia de Nova York.

A princípio, esta porta-voz havia dito que o cetáceo media 9 metros, mas uma funcionária do governo informou depois que se tratava de um animal com 18 metros se comprimento.

"Trata-se de uma baleia-comum (nr: 'Balaenoptera physalus') com comprimento estimado em 18 metros", disse Mendy Garron, coordenadora regional para estas questões da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA, na sigla em inglês).

Os primeiros a chegar ao local foram policiais e bombeiros, que jogaram água no animal para mantê-lo vivo à espera dos especialistas em vida marinha, informou a porta-voz da polícia.

Especialistas da Riverside Foundation de Preservação e Pesquisa da Vida Marinha de Long Island chegaram ao local depois do meio-dia e avaliavam as condições de saúde da baleia e suas chances de sobrevivência, segundo uma porta-voz da instituição.

"O animal pode se libertar, mas parece muito afetado, pois não está se movimentando muito. Não acho que resista", disse Garron, após receber um primeiro informe dos biólogos no local.

O retorno da maré alta, à tarde, forçou os especialistas a se retirarem, razão pela qual tiveram que esperar a maré baixa, prevista para as primeiras horas da tarde, para chegar novamente ao cetáceo, acrescentou.

A encarregada do governo lembrou que "a cada ano há uma ou duas baleias que encalham em Nova York, às vezes vivas".

"Com frequência vemos animais encalhados por causas naturais, como idade avançada ou doenças, e às vezes por causas humanas, como uma colisão com um pesqueiro", emendou.