Alemanha: Reino Unido deve continuar como membro construtivo da UE

Em Berlim

A Alemanha quer que o Reino Unido continue sendo um membro ativo e construtivo da União Europeia, declarou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, referindo-se ao projeto de referendo sobre a permanência do país na UE.

Mais cedo, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu organizar um referendo sobre a permanência do Reino Unido dentro da União Europeia antes do fim de 2017.

Cameron disse que, se vencer as eleições gerais previstas para 2015, renegociará o acordo entre seu país e o bloco dos 27.

"E quando tivermos negociado este novo acordo, daremos ao povo britânico um referendo com uma opção muito simples de dentro ou fora", acrescentou em seu muito adiado discurso sobre a Europa, esperado desde o último verão no hemisfério norte.

O chefe do governo britânico informou que este referendo deve ser realizado na primeira metade da legislatura (2015-2020), ou seja, antes do fim de 2017.

A nova relação do Reino Unido com a União Europeia (UE), seu primeiro sócio comercial, deve ter o mercado único como tema central, disse o primeiro-ministro conservador, sem fornecer elementos precisos sobre o novo acordo que deseja negociar com Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos