França considera 'perigoso' um referendo britânico sobre a UE

  • Jacques Brinon/AP

    O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius

    O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, classificou nesta quarta-feira de perigoso o projeto do primeiro-ministro britânico David Cameron de organizar um referendo sobre a permanência de seu país na União Europeia, ressaltando que "não se pode fazer uma Europa à la carte".

Este projeto "pode ser perigoso para a própria Grã-Bretanha, porque a Grã-Bretanha fora da Europa (terá uma situação) difícil", acrescentou.

"Não se pode fazer uma Europa à la carte, queremos que os britânicos forneçam elementos positivos à Europa", disse Fabius, que fez uma comparação esportiva. "Suponhamos que a Europa fosse um clube de futebol: quando você adere ao clube, não pode dizer, uma vez dentro, que vai jogar rugby", disse.

Cameron propôs nesta quarta-feira em um esperado discurso sobre a Europa um referendo antes do fim de 2017 sobre a permanência do Reino Unido em uma União Europeia reformada, que teria negociado previamente suas relações com Londres.

"No outro dia estive em uma reunião com empresários britânicos e disse a eles: se a Grã-Bretanha decidisse sair da Europa nós estenderíamos um tapete vermelho para eles", acrescentou Fabius em uma referência irônica à proposta de Cameron de estender um tapete vermelho às empresas francesas que forem ao Reino Unido para pagar menos impostos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos