Islamitas malinenses dispostos a negociar libertação de refém francês

BAMAKO, 26 Jan 2013 (AFP) - O Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (MUYAO) anunciou neste sábado à AFP que está "disposto a negociar a libertação" de um refém francês que está em seu poder há dois meses depois de ter sido sequestrado no Mali.

"O MUYAO está disposto a negociar a libertação do refén Gilberto", declarou Walid Abu Sarhaui, porta-voz do movimento, referindo-se ao francês Gilberto Rodriguez Leal, sequestrado em novembro de 2012 no oeste do Mali.

Ao ser perguntado sobre se sua intenção de negociar está relacionada à situação no local, no 16º dia de intervenção militar francesa contra os grupos islamitas armados no Mali, o porta-voz respondeu: "Queremos negociar. Quanto à guerra, entre muçulmanos podemos nos entender".

Estas palavras podem ser interpretadas como uma porta aberta a negociações com Bamaco, enquanto os soldados franceses e malinensees avançam em direção ao norte do Mali, sob o controle dos islamitas há mais de nove meses.

Gilberto Rodriguez Leal, um francês de origem portuguesa de 61 anos, foi sequestrado no dia 20 de novembro pelas mãos de seis homens armados no oeste do Mali, perto de Kayes, uma cidade próxima à fronteira com Senegal e Mauritânia. Circulava em um carro procedente da Mauritânia.

Seu sequestro foi reivindicado dois dias depois pelo MUYAO.

Um total de sete franceses estão sequestrados no Sahel, seis dos quais se encontram nas mãos da Al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQMI).

sd/thm/jlb/erl.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos