Forças Armadas prometem cumprir Constituição e vontade de Chávez

CARACAS, 05 Mar 2013 (AFP) - As forças armadas da Venezuela prometeram nesta terça-feira cumprir a Constituição e a vontade do presidente Hugo Chávez, que morreu nesta terça-feira, aos 58 anos, no hospital militar de Caracas, ao final de quase dois anos de uma batalha contra o câncer, informou o ministro da Defesa, Diego Molero.

"Nos encontramos unidos para cumprir e fazer cumprir os preceitos constitucionais e a vontade do nosso líder comandante Hugo Rafael Chávez Frías", disse Molero durante mensagem à Nação ao lado de alguns dos comandantes da Força Armada Nacional Bolivariana.

O ministro também expressou em nome das Forças Armadas seu apoio ao vice-presidente Nicolás Maduro, ao presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, e a todos os demais poderes do Estado.

"Você podem com Forças Armadas do povo para o povo, com todos os seus homens e mulheres dispostos da dar tudo de si para cumprir a Constituição", disse o ministro, assegurando que o exército marcará presença em todo o território venezuelano para "garantir a segurança e a soberania" do país.

O anúncio ocorre após o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocar as forças armadas e a polícia para garantir a paz na Venezuela.

"Estamos determinando uma mobilização especial da Força Armada Nacional Bolivariana e da Polícia Nacional Bolivariana neste momento para acompanhar e proteger o nosso povo e garantir a paz", disse Maduro em rede nacional de TV.

Chávez faleceu aos 58 anos de idade após lutar contra um câncer diagnosticado em junho de 2011 que tentou praticamente exclusivamente em Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos