Topo

Tempestade de neve deixa 2.600 aviões em terra nos EUA

06/03/2013 00h12

CHICAGO, 06 Mar 2013 (AFP) - Uma tempestade de neve no norte dos Estados Unidos, que se desloca para Washington, causou nesta terça-feira o cancelamento de 2.600 voos, o fechamento de estradas e de centenas de escolas.

Ao menos quatro pessoas morreram em acidentes nas estradas e rodovias que ficaram cobertas de gelo e neve.

"As grandes quantidades de neve que devem cair vão fazer com que as viagens fiquem perigosas", advertiram os serviços americanos de meteorologia.

Ao menos 900 aviões tiveram que permanecer em terra no aeroporto O'Hare de Chicago (Illinois), um dos mais importantes do país e onde registrava até 25 cm de neve, enquanto que outros 260 se encontravam retidos no Chicago Midway, outro aeroporto da cidade, e 100 voos foram suspensos em Minneapolis (Minnesota).

No total, 1.465 voos foram suspensos nesta terça-feira, de acordo com o site FlightAware.

Porém, outros 1.162 voos previstos para esta quarta já foram cancelados, principalmente na área de Washington.

A tempestade de neve, acompanhada de fortes ventos, se dirige para leste ao encontro de outra frente na área dos montes Apalaches, devendo atingir a capital federal entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta, onde deve produzir uma grande nevasca e impedir a realização de alguns eventos.

"A depressão se transformará em uma tempestade mais poderosa ao chegar aos estados costeiros do Atlântico", disse à AFP Dan Petersen, dos serviços meteorológicos nacionais.

"Poderá haver queda de fortes nevascas, que podem derrubar galhos e troncos de árvores ou redes elétricas", acrescentou.

São esperados de 10 a 20 cm de neve em Washington.