Líder comunista Xi Jinping é nomeado presidente da China

Em Pequim (China)

  • Goh Chai Hin/AFP

    O presidente recém-eleito da China, Xi Jinping (à direita), cumprimenta o ex-presidente, Hu Jintao, durante o 12º Congresso Nacional Popular

    O presidente recém-eleito da China, Xi Jinping (à direita), cumprimenta o ex-presidente, Hu Jintao, durante o 12º Congresso Nacional Popular

O Parlamento chinês elegeu nesta quinta-feira (14) Xi Jinping para a presidência da República, uma formalidade para o novo chefe do Partido Comunista (PCC) e que conclui a transição iniciada em novembro passado no comando da segunda potência econômica mundial.

"Anuncio agora o camarada Xi Jinping como presidente da República Popular da China", declarou Liu Yunshan, um alto dirigente do PCC, que presidia a sessão da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Aos 59 anos, Xi Jinping sucede a Hu Jintao e terá Li Keqiang como primeiro-ministro, no lugar de Wen Jiabao.

Eleito para a liderança do PCC em novembro passado, Xi Jinping assume agora o título de chefe de Estado para representar a China em nível internacional, tendo as rédeas do poder em suas mãos durante os próximos dez anos.

Sua primeira viagem ao estrangeiro como presidente da República está prevista para o final de março, em visita oficial a Moscou, seguida por um giro pela África.

Xi Jinping se comprometeu em novembro a combater a corrupção crescente dentro do Partido Comunista e a melhorar a vida de uma população cada vez mais cética sobre a vontade do PCC de empreender reformas políticas.

Primeiro dirigente nascido após a fundação do regime comunista chinês por Mao Tse Tung, em 1949, Xi Jinping é filho de um dos heróis da revolução.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos