Guerra no Iraque mantém divisão entre americanos

WASHINGTON, 18 Mar 2013 (AFP) - Uma década depois da invasão liderada pelos Estados Unidos no Iraque, o povo americano continua dividido sobre a guerra no país, com uma maioria que acredita ter sido um erro entrar no conflito, segundo uma pesquisa de opinião publicada esta segunda-feira.

A pesquisa da empresa Gallup, a primeira desde que as forças dos Estados Unidos se retiraram do Iraque em dezembro de 2011, mostrou que os americanos continuam divididos sobre a guerra, com 53% afirmando lamentar a decisão de invadir, enquanto 42% consideram que não foi um erro.

A consulta registrou poucas mudanças na opinião pública desde uma pesquisa realizada em 2009, e o firme apoio à decisão de invadir entre os que apoiam o Partido Republicano do ex-presidente George W. Bush, que iniciou a guerra.

A oposição à guerra entre os americanos alcançou seu nível mais elevado em abril de 2008, quando 63% consideraram a invasão um erro.

Entre as pessoas que se identificaram ou se inclinaram ao Partido Republicano, 66% disseram que não era um erro ir à guerra.

No entanto, entre os democratas, a grande maioria (73%) não estavam de acordo com ela.

A consulta da Gallup abarcou entrevistas por telefone com 1.022 adultos, realizadas entre 7 e 10 março. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos