Topo

Camponeses paraguaios marcham em Assunção pela reforma agrária

21/03/2013 16h34

ASUNCIõN, 21 Mar 2013 (AFP) - Cerca de 2.000 camponeses participaram de uma marcha pacífica nesta quinta-feira pelas ruas do centro da capital do Paraguai como parte de uma manifestação anual para exigir do governo reforma agrária e atenção as suas reivindicações, indicou a AFP.

"Sem reforma agrária não haverá desenvolvimento" foi o lema deste ano da Federação Nacional Camponesa (FNC), que paralisou por cerca de duas horas o centro de Assunção.

Com lemas como "Fim do latifúndio", "Por uma reforma agrária já", "Contra a sojização" e "Contra os transgênicos", "Contra as mentiras eleitorais", entre outros, os manifestantes chegaram à sede do Congresso, onde entregaram suas reivindicações às lideranças do Legislativo.

Teodolina Villalba, líder da FNC, lembrou que em 30 dias serão realizadas as eleições presidenciais, legislativas e para os governos das cidades paraguaias, enquanto denunciou que "muitos governos passaram e até agora não houve a reforma agrária para o desenvolvimento nacional".

"Até agora não temos a reforma agrária. Por isso, dissemos que somos contra o latifúndio. O pequeno produtor não sabe até hoje se venderá os produtos de sua colheita. Em troca, os produtores de soja já sabem quanto ganharão com base na semeadura por hectare".