Topo

Morre aos 59 anos Frankie Knuckles, pioneiro da house music

Em Pequim

01/04/2013 06h27

WASHINGTON, 01 Abr 2014 (AFP) - O DJ americano Frankie Knuckles, um dos pioneiros da house music, morreu aos 59 anos, informou a imprensa americana.

A morte do artista, considerado o 'pai' da house music, aconteceu de maneira inesperada em casa e foi confirmada pelo sócio de Knuckles, Frederick Dunson, segundo o jornal Chicago Tribune.

A causa da morte de Knuckles não foi divulgada até o momento.

Além de desenvolver o som e a cultura da house music, Knuckles trabalhou com vários artistas, como Whitney Houston, Michael Jackson e Depeche Mode, entre outros.

Depois de iniciar a carreira como DJ em Nova York, Knuckles se mudou para Chicago no fim dos anos 70 e ganhou fama como um dos artistas mais influentes da dance music na cidade.

"Como as empresas mais importantes não queriam assinar mais contratos com os artistas 'disco', inventamos nosso próprio tema em Chicago para preencher o vazio, incluindo uma produtora própria", lembrou Knuckles em uma entrevista citada pelo Tribune.

No fim dos anos 80, Knuckles e vários colegas eram estrelas da cena rave na Europa.

O artista, que conseguia passear pelas ruas de Chicago sem ser reconhecido, era perseguido pelos fãs quando desembarcava em aeroportos europeus.

Discreto e modesto, apesar do grande sucesso, Knuckles afirmou em várias ocasiões que não vivia para a glória e a fama.

"Uma linda casa própria, um bom prato de comida sobre a mesa e receber meus amigos é suficiente", disse.