Maduro propõe acordo para reconhecer resultados na Venezuela

CARACAS, 08 Abr 2013 (AFP) - O candidato do governo e presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs nesta segunda-feira que os candidatos à presidência nas eleições do próximo domingo firmem um acordo sobre o reconhecimento dos resultados da votação.

"Proponho que se assine amanhã (terça-feira) um documento no qual todos os candidatos e candidatas se comprometam a reconhecer os resultados eleitorais de 14 de abril", disse Maduro durante um comício no estado de Monagas.

"Façam um documento, eu assino, que seja o poder eleitoral como reitor deste processo. Eu me comprometo a reconhecer os resultados eleitorais em paz, o que quero para minha pátria é paz", assinalou Maduro, que assumiu a presidência interina após a morte de Hugo Chávez, no dia 5 de março.

Maduro, designado por Chávez seu herdeiro político, tem afirmado que a oposição planeja ignorar os resultados das eleições presidenciais para criar um clima de violência no país.

"Se a burguesia vencer as eleições, eu reconheço, mas também devem reconhecer a vitória do povo de Chávez no 14 de abril", disse Maduro nesta segunda-feira, desafiando o candidato da oposição Henrique Capriles.

Na eleição presidencial de outubro passado, que Capriles perdeu por 11 pontos de diferença para Chávez, os candidatos também firmaram um acordo redigido pelo Centro Nacional Eleitoral (CNE) se comprometendo a reconhecer os resultados, atuar dentro da lei e propiciar um clima de respeito para se evitar atos de violência.

Além de Maduro e Capriles, outros cinco candidatos concorrerão nas eleições de domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos