Margaret Thatcher terá funeral cerimonial, mas não funeral de Estado

LONDRES, 08 Abr 2013 (AFP) - A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, falecida nesta segunda-feira aos 87 anos, terá um funeral cerimonial na Catedral de St. Paul e será posteriormente cremada, anunciou Downing Street, descartando um funeral de Estado.

"Downing Street pode anunciar que, com o consentimento da Rainha, Lady Thatcher receberá um funeral cerimonial com honras militares", declarou em um comunicado o gabinete do primeiro-ministro David Cameron, sem informar uma data até o momento.

O funeral cerimonial está abaixo do funeral de Estado, realizado pela última vez no Reino Unido para alguém de fora do círculo da monarquia em 1965, por ocasião da morte de Winston Churchill.

Entre a monarquia, os últimos funerais de Estado ocorreram após a morte da rainha Elizabeth, a "rainha-mãe", em 2002, e da princesa Diana, em 1997.

"A cerimônia será seguida por uma cremação privada", acrescentou.

O comunicado informa que tudo foi organizado de acordo com o desejo da família da falecida, e que os convidados devem incluir "um grande número de pessoas e de grupos com conexões com Lady Thatcher", informa o texto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos