Suspeito de Boston tinha conta no Youtube com conteúdo islâmico

MOSCOU, 19 Abr 2013 (AFP) - Uma conta no Youtube em nome de Tsarnaev Tamerlane, o mesmo nome do homem morto nesta sexta-feira nos Estados Unidos e suspeito de estar por trás dos atentados de Boston, continha conteúdo com forte conotação islâmica.

Esta conta em russo no site de compartilhamento on-line, criada em agosto de 2012 nos Estados Unidos, mostra que seu dono compartilhava vídeos relacionados ao islamismo, muito deles rotulados de "terroristas", e que foram bloqueados.

Outros, como os intitulados "Islã" e "Os jovens russos convertidos ao Islã", mostrava discursos de líderes islâmicos.

Tamerlane Tsarnaev também assinou o canal "Allah is the one", há dois meses, a última movimentação da página.

Vários meios de comunicação americanos afirmaram que os responsáveis pelos ataques durante a Maratona de Boston, que deixaram três mortos e cerca de 180 feridos na segunda-feira, eram irmãos.

Um foi morto e identificado como Tamerlane Tsarnaev, de 26 anos, e o mais novo, ainda procurado, foi identificado como Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos.

Na página na Vkontakte, o equivalente russo do Facebook, atribuída a este nome, é possível ver que ele também compartilhava links relacionados ao Islã, como o "A minha religião: o Islã".

Ele também escreveu uma piada: "Um carro trafega. Dentro, há um darguin, um checheno e um inguche, quem dirigia o carro? A polícia".

Uma extensa caçada humana está em andamento perto da cidade de Boston para encontrar este suspeito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos