Milhares de manifestantes marcham em Odessa por unidade da Ucrânia

Em Karachi (Paquistão)

ODESA, Ucrânia, 04 Mai 2014 (AFP) - Milhares de partidários de uma Ucrânia unida, alguns armados com cassetetes, reuniram-se neste domingo à noite em Odessa e marcharam até a sede regional da polícia, onde foram recebidos por seu diretor.

"Odessa na Ucrânia!" e "Glória à Ucrânia" eram alguns dos slogans usados pela multidão, que também cantava o hino nacional. Entre os manifestantes, havia pelo menos 50 membros do grupo paramilitar nacionalista Pravy Sektor.

O chefe de polícia da região de Odessa, general Ivan Katerintshuk, recebeu os manifestantes em frente à sede regional da corporação.

"Não proibimos a ninguém a organização de manifestações pacíficas para expressar seus pontos de vista, mas somos contra aqueles que fazem propaganda pelo separatismo e pela separação da Ucrânia", disse Katerintshuk à multidão.

"A Ucrânia está unida, e Odessa faz parte da Ucrânia", declarou o chefe de polícia, bastante aplaudido.

Em seguida, os manifestantes marcharam para a Casa dos Sindicatos, incendiada na última sexta-feira, 2 de maio, em um incêndio criminoso que matou cerca de 40 pró-russos. No local, foi hasteada uma bandeira ucraniana para substituir a anterior, queimada no sábado por simpatizantes pró-russos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos