Ambiente

Merkel encerra campanha das eleições europeias pedindo diálogo com Moscou

De Roma

BERLIM, 24 Mai 2014 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, encerrou neste sábado a campanha de seu partido conservador CDU para as eleições europeias, fazendo um apelo ao diálogo com a Rússia sobre a crise na Ucrânia.

O candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) à Presidência da Comissão Europeia, o alemão Martin Schulz, mencionou os 75 anos do início da Segunda Guerra Mundial para pedir que os populistas sejam derrotados, durante um ato em Frankfurt (oeste).

Durante o último evento de campanha da União Cristã-Democrata (CDU, nas siglas em alemão), em Worms (sudoeste), Merkel falou da reconstrução europeia após o conflito e do compromisso com a paz, de acordo com a agência alemã DPA.

"Nosso dever hoje consiste em manter o trabalho de paz, e -exatamente no que se refere à Ucrânia- em negociar com a Rússia, estendendo sempre a mão, mesmo que não concordemos em tudo", disse a chanceler.

"Hoje, resolvemos nossos conflitos de forma diferente, não com guerra, mas com discussões pacíficas", acrescentou.

Ela também reafirmou a oposição de seu partido a qualquer divisão das dívidas dos Estados-membros. "Nós somos solidários e nos ajudamos, mas esperamos também que aqueles que precisam de ajuda façam seus deveres de casa", explicou.

Quanto a Martin Schulz, ele alertou para a ameaça representada por aqueles que são contra a União Europeia, que querem destruir os laços entre os Estados.

"São os mesmos que propagam novamente a retórica nacionalista, o antissemitismo, o ódio e o racismo", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos