Para chanceler russo, manifestantes na embaixada em Kiev queriam sangue

MOSCOU, 15 Jun 2014 (AFP) - O ministro russo das Relações Exteriores Sergei Lavrov disse neste domingo que os manifestantes que atacaram no sábado a embaixada de Rússia em Kiev "queriam se apoderar do edifício e ver sangue".

"Nossos diplomatas sentiram que os criminosos queriam se apoderar fisicamente da embaixada", disse Lavrov, citado pela imprensa.

"Há motivos para crer que queriam ver sangue", acrescentou.

Manifestantes nacionalistas com cartazes em que se lia "Kremlin, fora da Ucrânia", subiram as grades da embaixada da Rússia em Kiev no sábado, quebrando janelas e atacando carros diplomáticos.

A Rússia protestou pelo ataque e denunciou a passividade da policía ucraniana frente a estas "ações provocadoras", enquanto os Estados Unidos condenaram a agressão e pediram que Kiev respeitasse a Convenção de Viena, que obriga a garantir a segurança dos edifícios diplomáticos.

A manifestação aconteceu em protesto pela derrubada de um avião ucraniano de transporte de tropas que causou 49 mortos, no maior ataque dos insurgentes pró-russos no leste separatista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos