Assad: crise no Egito representa 'queda do Islã político'

Em Damasco

O presidente da Síria, Bashar Assad, disse acreditar que as gigantescas manifestações contra o egípcio Mohamed Mursi, derrubado pelo Exército, marcam o fim do Islã político, segundo trechos da entrevista que será publicada em um jornal sírio nesta quinta-feira (4).

Crise no Egito
Crise no Egito

"O que acontece no Egito é a queda do que nós conhecemos como o Islã político", declarou o presidente sírio ao jornal oficial "As-Saoura".

Cronologia

  • Mursi assumiu a Presidência em junho de 2012

"Onde quer que esteja no mundo, qualquer um quer que use a religião com um objetivo político, ou para favorecer alguns em detrimento de outros, está condenado ao fracasso", acrescentou Assad, que divulgou trechos da entrevista em sua página no Facebook.

Em pronunciamento transmitido pela televisão nesta quarta-feira (3) à noite, o Exército egípcio anunciou a queda de Mursi, a suspensão da Constituição e divulgou a realização de uma eleição presidencial antecipada no Egito.

As declarações de Bashar Assad foram divulgadas algumas horas depois do comentário de seu ministro da Informação, Omrane al-Zohbi, afirmando que a saída de Mohamed Mursi era necessária para resolver a crise egípcia.

A animosidade entre o regime de Damasco e a Irmandade Muçulmana já dura vários anos, e o pertencimento ao grupo é condenado com a pena de morte na Síria desde os anos 1980.

O braço sírio da Irmandade desempenha hoje um papel crucial na coalizão nacional opositora síria no exílio, reconhecida como representante legítima do povo sírio por mais de 100 países e organizações.

O Egito é um país sunita, assim como a maioria dos rebeldes sírios hostis ao regime de Bashar al-Assad, apoiado pela comunidade alauíta, um ramo do Islã xiita.

Mohamed Mursi e vários dirigentes árabes insistem na renúncia de Assad.

Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, deflagrado por um movimento popular pacífico e que se militarizou diante da repressão do governo, mais de 100 mil pessoas já morreram, de acordo com uma ONG síria.

Entenda a crise no Egito

A QUE SE DEVE A NOVA CRISE? O descontentamento começou em novembro de 2012, quando o presidente do Egito, Mohammed Mursi, promulgou um decreto pelo qual estendia mais poderes para si mesmo. Desde então, houve uma cisão política no país. De um lado, Mursi e a Irmandade Muçulmana; de outro, movimentos revolucionários e liberais.

Essa divisão política foi propiciada por uma constituição polêmica, escrita por um painel dominado por islamitas.

O fato foi agravado pelo que a oposição chamou de decisão unilateral adotada pelo governo. Alguns alegaram que muitos dos membros da Constituinte egípcia foram indicados pela Irmandade Muçulmana com base em critérios que privilegiaram a lealdade à competência.
O QUE MURSI DIZIA? Apesar de admitir que cometeu alguns erros, Mursi insinuou que os protestos foram motivados por ex-membros do antigo regime e seus associados. Ele também culpa a oposição por não responder a seus pedidos para a construção de um diálogo nacional. Tais indicações ficaram claras em um pronunciamento à nação em 26 de junho deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos