Palestinos calculam danos da guerra em Gaza entre 4 e 6 bilhões de dólares

RAMALLAH, Territórios palestinos, 05 Ago 2014 (AFP) - A guerra na Faixa de Gaza provocou danos calculados entre quatro e seis bilhões de dólares, afirmou o vice-ministro palestino da Economia, Taysir Amro, que também anunciou uma reunião de países doadores na Noruega em setembro.

Amro explicou à AFP que o valor não leva em consideração os "danos diretos que afetam a economia de Gaza e pode aumentar após o cálculo dos efeitos indiretos sobre a população".

Um balanço mais preciso será elaborado quando a calma retornar ao território palestino superpovoado e submetido a um bloqueio, onde mais de 1.850 pessoas morreram no conflito e quase 500.000 foram obrigadas a abandonar suas casas.

O ministro não revelou detalhes sobre a reunião de países doadores.

Israel e o Hamas, que controla Gaza, iniciaram nesta terça-feira uma trégua no território, do qual as tropas israelenses se retiraram após 29 dias de ofensiva. O cessar-fogo, obtido com a mediação do Egito e dos Estados Unidos, deve durar, em tese, 72 horas.

Além de centenas de casas destruídas, há uma semana a única central elétrica da Faixa de Gaza parou de funcionar após um bombardeio israelense.

O território palestino, submetido desde 2006 a um bloqueio imposto por Israel, sofre uma escassez crônica de água e importantes problemas de fornecimento de energia elétrica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos