Principais episódios nas relações EUA-Iraque desde 2003

WASHINGTON, 09 Ago 2014 (AFP) - Seguem abaixo as datas mais importantes nas relações entre Iraque e Estados Unidos, que lançou, nesta sexta-feira, seus primeiros ataques aéreos contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI):



- 20 de março 2003: início da Operação "Liberdade Iraquiana", com tropas terrestres britânicas e americanas, cruzando a fronteira sul.



- 9 de abril de 2003: os americanos chegam ao Iraque e derrubam a estátua de Saddam Hussein em Bagdá, cena que simboliza o fim do regime. Saddam é capturado em 13 de dezembro e executado no final de 2006.



- 2 de maio de 2003: seis semanas depois do início da guerra, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anuncia o fim das principais operações de combate no país, mas acrescenta que "a guerra contra o terrorismo continua".



- 28 de abril de 2004: são divulgadas as primeiras fotos dos presos iraquianos maltratados e humilhados por militares americanos no presídio de Abu Ghraib. Nas imagens, pirâmides humanas formadas por detentos nus, presos obrigados a se masturbar, ou ameaçados por cães. As fotos rodam o mundo e deflagram um escândalo internacional.



- 16 de maio de 2003: o novo administrador dos Estados Unidos no Iraque, Paul Bremer, anuncia um acordo com os líderes políticos iraquianos para eliminar os remanescentes do derrocado partido Baath.



- 2 de outubro de 2003: Washington admite que não foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque.



- 8 de novembro de 2004: durante a Operação "Fúria Fantasma", mais de 10 mil soldados americanos e dois mil soldados iraquianos atacam Fallujah (50 km ao oeste de Bagdá), reduto de rebeldes sunitas hostis à intervenção americana.



- 22 de fevereiro de 2006: destruição parcial de um mausoléu xiita em Samarra (norte de Bagdá) - local que atrai milhares de peregrinos todos os anos -, que desencadeia uma guerra sectária que mata milhares de pessoas entre 2006 e 2007.



- 7 de junho de 2006: o líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Mussab al-Zarqaui, morre em um ataque aéreo americano ao norte de Bagdá.



- 10 de janeiro de 2007: longe de retirar as tropas do Iraque, como pediam os democratas e a população americana, o presidente W. Bush revela uma nova estratégia com o envio de mais 30 mil soldados, elevando a quantidade de efetivos no território para 165 mil. Segundo ele, o plano tinha como objetivo evitar o "colapso" do Iraque e uma "guerra mais longa e mortal".



- 7 de abril de 2009: o presidente Barack Obama, que se opôs à guerra no Iraque, visita Bagdá e pede ao governo xiita que integre os sunitas no processo político.



- 18 de dezembro de 2011: as últimas tropas americanas se retiram do Iraque, marcando o fim de nove anos de ocupação. Elas deixam o país mergulhado em uma profunda crise política. Nesse período, morreram mais de 100 mil civis e 20 mil soldados iraquianos, assim como 4.500 soldados americanos.



- 1º de novembro de 2013: o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, visita Obama em Washington para discutir como combater a Al-Qaeda durante a pior escalada de violência no país nos últimos cinco anos.



- 8 de agosto de 2014: os Estados Unidos bombardeiam posições jihadistas que ameaçam o Curdistão iraquiano, assim como milhares de cristãos e yazadis. É a primeira vez que os americanos se envolvem diretamente no Iraque desde a retirada de suas tropas em 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos