Rebeldes sírios avançam nas Colinas de Golã

BEIRUTE, 07 Set 2014 (AFP) - Combatentes rebeldes sírios avançavam neste domingo na província de Quneitra, na parte do Golã controlada pela Síria, onde os combates deixaram na véspera 43 mortos 26 soldados e 17 rebeldes), segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Desde o final de agosto, quando os rebeldes da Frente al Nosra, a facção da Al-Qaeda na Síria, se apoderaram da passagem de Quneitra, entre a parte do Golã controlada pela Síria e a parte ocupada pelo Estado de Israel, foram registrados intensos combates com militares sírios.

"Desde então, os rebeldes conquistaram as colinas que dominam a passagem de Quneitra e os povoados próximos da parte ocupada do Golã, depois de confrontos que causaram a morte de inúmeros combatentes dos dois lados", explicou a ONG.

No sábado, o regime sírio tentou reconquistar o povoado de Msahra, mas fracassou, em combates que deixaram 43 mortos.

Desde o final de agosto, os combates causaram a morte de 70 membros das forças leais ao presidente Bashar al-Assad e de dezenas de rebeldes.

Por outro lado, aviões militares realizaram novos ataques contra regiões controladas pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), que também controla parte do Iraque. Um ataque contra Raqa matou duas crianças.

Em três anos e meio, o conflito na Síria já deixou mais de 190.000 mortos, segundo a ONU, e levou nove milhões de habitantes a fugir de suas casas, ou seja, quase 50% da população.

rd-rm/hj/dmc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos