Topo

Embaixadas na Indonésia alertam para ameaças por concurso de Miss Mundo

18/09/2013 14h02

JACARTA, 18 Set 2013 (AFP) - Embaixadas na Indonésia advertiram nesta quarta-feira para possíveis ataques terroristas contra o concurso de Miss Mundo em Bali, que provocou inúmeras manifestações de muçulmanos radicais.

As embaixadas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, alertaram a seus cidadãos sobre a possibilidade de ataques contra o concurso de beleza, que foi transferido de Jacarta para Bali, uma ilha hindu, devido aos protestos.

"A embaixada recebeu informações de que grupos extremistas podem estar planejando perturbar o concurso de Miss Mundo em Bali", afirmou a embaixada americana em Jacarta.

A realização do concurso na Indonésia causou irritação entre os muçulmanos tanto radicais quanto moderados, por considerá-lo "pornografia".

Os organizadores do Miss Mundo também tiveram de desistir do desfile de biquíni, depois depois que os islamitas classificaram a disputa de "concurso para prostitutas".

Em resposta a este concurso, a capital indonésia decidiu realizar nesta quarta-feira a final da "Miss Muçulmana", com recitação do Corão, desfile com véu islâmico e sessões de oração.

Vinte concorrentes mostrarão as últimas tendências da moda islâmica e participarão de outras atividades, como recitar o Corão.

"Queremos mostrar ao mundo que o Islã é belo", declarou Obabiyi Aishah Ajibola, uma jovem participantes de 21 anos, procedente da Nigéria.

"Somos livres e o véu é nosso orgulho", acrescentou.

As candidatas - que só podem participar usando véu - receberão um treinamento espiritual de três dias, nos quais levantarão antes do amanhecer para rezar juntas e melhorar suas habilidades de leitura do Corão.

Os organizadores do concurso afirmam querer mostrar que existe uma alternativa à ideia de beleza proposta pelo Miss Mundo ocidental.

prm-lv/sym/ame.