Farc negam que relatório sobre diálogo represente ameaça para governo


BOGOTã, 27 Set 2013 (AFP) - O líder da guerrilha das Farc, Timoleón Jiménez, negou nesta sexta-feira que esteja ameaçando o governo colombiano com o anúncio de que pretende divulgar um relatório que revelaria aspectos desconhecidos do processo de paz.

Em um comunicado, 'Timochenko' justificou a divulgação ao destacar que o presidente Juan Manuel Santos "tem feito referência aos avanços obtidos" nas negociações em Cuba desde novembro de 2012.

"Não consideramos que estas expressões do presidente combinem com a confidencialidade acordada. Não vemos por quê agora, se os nossos delegados na mesa de negociações informarem a este respeito o povo colombiano, estamos faltando com a nossa palavra. Com franqueza, é exorbitante e até mal-intencionado falar de ameaças nossas neste sentido", afirmou Jiménez.

Na quarta-feira, 'Timochenko' disse que pediu a seus delegados em Havana que preparem um um relatório em resposta à "ofensiva discursista e midiática" de Santos contra a guerrilha e "o que acontece na mesa, com o exclusivo propósito de que o país e o mundo conheçam a verdade do que acontece".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos