Topo

Atividade vulcânica cria pequena ilha no Japão

Em Tóquio

21/11/2013 15h57

A intensa atividade vulcânica no Japão criou uma pequena ilha no oceano Pacífico, situada mil quilômetros ao sul de Tóquio, segundo imagens difundidas pelas autoridades japonesas.

Esta ilhota de 200 metros de diâmetro fica situada no sudeste da ilha vulcânica inabitada de Nishinoshima, no pequeno arquipélago de Ogasawara, e foi vista pela primeira vez na quarta-feira às 16H17 (horário local) por um avião da guarda costeira.

"A erupção vulcânica continua", disseram membros da guarda costeira que filmaram a ilhota.

É a primeira vez em 40 anos que ocorre um fenômeno deste tipo. Em setembro de 1973 apareceu uma nova ilha chamada Shinshima-Nishinoshima, que em grande parte desapareceu sob as ondas, mas da qual ainda resta uma parte.

Desde 1945, quando terminou a guerra do Pacífico, quatro ou cinco ilhas novas tinham sido descobertas, assegurou um comandante da guarda costeira à emissora de televisão Fuji TV.

No entanto, a ilhota descoberta na quarta-feira poderia desaparecer, segundo a mesma fonte. Se não, "nossas águas territoriais se estenderão", disse o porta-voz do governo em entrevista coletiva.

As águas territoriais são um tema muito sensível no Japão, que está em conflito com a China por causa de um pequeno arquipélago sem habitantes que os dois países reivindicam (o Japão, com o nome de Senkaku, e a China com o de Diaoyu).