Centenas de sul-africanos forçam as barreiras da polícia para ver Mandela

PRETORIA, 13 dez 2013 (AFP) - Centenas de pessoas forçaram nesta sexta-feira as barreiras policiais para dar seu último adeus ao ícone da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, no último dia de sua capela em Pretória.

Uma multidão forçou o acesso quando a polícia anunciou que não poderiam entrar na sala em que se encontra o caixão do primeiro presidente negro da África do Sul.

O grupo correu em direção ao anfiteatro do Union Buildings, a sede do Governo sul-africano, onde o corpo de Mandela era velado desde quarta-feira.

Esta sexta-feira era a última oportunidade para que as pessoas vissem os restos mortais do ex-presidente, antes que sejam transferidos à localidade na qual Mandela passou sua infância e onde será enterrado no domingo, Qunu.

Devido ao grande número de presentes, muitos que esperaram na fila durante horas, ou inclusive dias, ficaram decepcionados.

Apenas duas horas após a liberação do acesso ao público ao caixão de Mandela, na manhã desta sexta-feira, o governo declarou que não seria possível receber todas as pessoas que seguiam esperando, e pediu que fossem embora.

Os agentes tentaram deter um grupo que tentava entrar em um primeiro momento, pedindo que permanecessem na fila, mas acabaram cedendo.

"A polícia disse que deveríamos fazer uma fila, mas (as pessoas) não fizeram. Depois começaram a empurrar", declarou Gilbert Setshedi, de 27 anos e que estava na fila desde as 07h00.

jcm-chp/cpb/sd/sgf/cn/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos