Discussões tensas na Ucrânia entre governo e oposição

KIEV, 14 dez 2013 (AFP) - O poder e a oposição na Ucrânia se encontraram nesta sexta-feira para negociações, após quatro semanas de contestação e na véspera de novas manifestações em massa.

"O poder não levou em conta nenhuma de nossas exigências. Esta mesa redonda não passa de um simulacro", declarou o campão do mundo de boxe e líder do partido de oposição Udar, Vitali Klitschko, citado pela agência Interfax.

Após hesitação, os três líderes da oposição pró-europeia - Vitali Klitschko, Arseni Yatseniuk (líder do partido da opositora presa Yulia Timochenko) e o nacionalista Oleg Tiagnybok - aceitaram se encontrar com o governo para apresentar suas exigências e escutar respostas.

Mas, apesar da promessa do presidente de anistia para os manifestantes detidos durante as mobilizações das últimas semanas, nada de concreto foi decidido.

"Peço a todos os ucranianos que estão nas ruas que se acalmem e parem com o confronto", declarou Yanukovich após o encontro.

Após o fracasso de uma ação da polícia na quarta-feira contras os manifestantes, as forças de ordem se retiraram após o afluxo de milhares de pessoas - e com o apoio de representantes da UE e dos Estados Unidos, a oposição convocou novas manifestações em massa para domingo ao meio-dia (8h00 no horário de Brasília) em Kiev.

A oposição exige a saída do governo e a assinatura de um acordo de associação com a UE, suspenso abruptamente no final de novembro por Yanukovich.

Durante a mesa redonda de hoje, Vladimir Klitschko alertou o presidente contra qualquer repressão policial.

"Falo a você, Viktor Yanukovich. Você tem responsabilidade pessoal sobre o que acontece no país", declarou durante as negociações

"Sabemos que há planos para resolver a situação pela força. Isso terá consequências catastróficas para o país, e para vocês pessoalmente", acrescentou o boxeador, enquanto Yanukovich fazia anotações.

O encontro foi organizado pelo ex-presidente Leonid Kravchuk, que tentou na semana passada mediar junto a outros dois ex-chefes de Estado, Viktor Yuchtchenko e Leonid Kuchma, um diálogo entre as duas partes.

Esta iniciativa recebeu o apoio nesta sexta-feira do oligarca mais rico da Ucrânia, Rinat Akhmetov, que denunciou o inaceitável uso da força na quarta-feira contra os manifestantes.

"É preciso chegar a uma decisão que beneficie a Ucrânia em curto, médio e longo prazo", declarou este empresário muito influente, originário como o presidente Yanukovich da cidade de Donetsk, no leste do país, e ainda considerado como uma une "eminência parda" do poder.

O ministro lituano das Relações Exteriores, Linas Linkevicius, cujo país assegura a presidência rotativa da UE, indicou que se colega ucraniano Leonid Kojara assegurou que a força não seria usada contra os manifestantes.

O governo dos Estados Unidos exortou as autoridades da Ucrânia a permitir os protestos deste final de semana em Kiev, e a evitar confrontos entre a polícia e os manifestantes.

"É imperativo que as manifestações deste final de semana possam ser realizadas de forma pacífica", disse a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf sobre os protestos.

"É claro que vamos permanecer atentos ao que vai ocorrer nos próximos dias".

O senador republicano e ex-candidato presidencial John McCain estará neste final de semana em Kiev para manifestar seu apoio à oposição, mas se reunirá com representantes de todas as partes em conflito.

Os protestos - sem precedentes na Ucrânia desde a Revolução Laranja de 2004 - começaram por causa da rejeição das autoridades em assinar um acordo de associação com a União Europeia no final de novembro para se aproximar de Moscou.

Neste contexto, o presidente russo Vladimir Putin apresentou na quinta-feira as vantagens econômicas de uma aproximação com Moscou à Ucrânia.



bur-lpt/mr/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos