Pelo menos 200.000 opositores ucranianos reunidos para protesto em Kiev

KIEV, 15 dez 2013 (AFP) - Pelo menos 200.000 opositores pró-europeus estavam reunidos neste domingo na Praça da Independência, centro de Kiev, para protestar contra o presidente Viktor Yanukovich e sua decisão de privilegiar a relação com a Rússia em detrimento da União Europeia (UE).

Às 10H00 GMT (8H00 de Brasília), a praça estava lotada e os ativistas continuavam chegando para um novo protesto, que prolonga as manifestações iniciadas em novembro.

Esta é a terceira grande manifestação seguida em um domingo, com centenas de milhares de participantes, contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich, que decidiu não assinar um acordo de associação com a União Europeia.

Os manifestantes exibiam bandeiras da Ucrânia e da UE.

O senador republicano americano John McCain estava entre os manifestantes e discursou na Praça da Independência.

"Os Estados Unidos os apóiam", disse Kiev.

"O mundo libre está com vocês, os Estados Unidos estão com vocês, eu estou com vocês", completou.

Neste domingo, o comissário europeu para a Ampliação, Stefan Fule, afirmou que a UE suspendeu os trabalhos para o acordo de associação com a Ucrânia, pela fala de compromisso claro do presidente Yanukovich de assinar o documento.

A União Europeia informou a Ucrânia que a continuidade das discussões dependia de um "compromisso claro para uma assinatura, mas não recebeu nenhuma resposta", escreveu Fuele no Twitter.



os-neo/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos