Topo

Embaixador palestino em Praga morre em explosão em sua residência

01/01/2014 15h05

PRAGA, 01 Jan 2014 (AFP) - O embaixador palestino em Praga, Jamal al-Jamal, morreu nesta quarta-feira após uma explosão em sua residência, que teria sido acidental, informou a polícia tcheca.

"Com pesar confirmamos a informação divulgada pelos serviços de emergência", afirmou à AFP Andrea Zoulova, porta-voz da polícia de Praga.

O chefe de polícia de Praga, Martin Cervicek, por sua vez, afirmou que a explosão não foi consequência de um ato terrorista.

"Não existe neste momento nenhum indício sobre um eventual ataque terrorista", declarou Cervicek ao canal público CT 24.

Al-Jamal assumiu o comando da embaixada em outubro e, recentemente, havia se mudado para uma nova residência ao norte de Praga.

A explosão aconteceu na manhã desta quarta-feira, segundo o ministro palestino das Relações Exteriores.

A explosão ocorreu quando o diplomata abriu um cofre antigo que havia sido transferido da sede diplomática anterior.

"Poucos minutos depois da abertura do cofre aconteceu a explosão, que provocou graves ferimentos no embaixador Al-Jamal, que foi levado a um hospital onde foi operado", afirma um comunicado do ministério.

Com base em fontes ligadas à investigação policial, o site de notícias Novinky.cz informou que a causa da explosão foi, provavelmente, a "manipulação inadequada de um explosivo perigoso".

"Os serviços de emergência atenderam um homem de 56 anos, que havia sofrido ferimentos muito graves e foi levado para o hospital militar de Praga, em coma induzido", afirmou o porta-voz dos serviços, Jirina Ernestova.

"Uma mulher de 52 anos foi internada em outro hospital por causa da inalação de fumaça e uma reação nervosa", completou.

O porta-voz da embaixada palestina, Nabil el-Fahel, declarou à rádio pública tcheca que toda a família do embaixador estava na residência no momento da explosão.

A polícia está investigando as causas da explosão.

O ministério palestino das Relações Exteriores afirmou que enviará uma delegação de alto nível a Praga para uma reunião com funcionários tchecos e cooperar na investigação sobre a causa da explosão".