Topo

América do Norte espera temperaturas mais amenas após frio polar

08/01/2014 21h01

CHICAGO, 08 Jan 2014 (AFP) - O termômetro não caiu abaixo dos 10° negativos em Nova York nesta quarta-feira, onde se espera uma trégua na intensa onda de frio que afeta boa parte dos Estados Unidos e Canadá há uma semana.

Em Washington, a capital americana amanheceu sob um céu azul, apesar dos 8° graus abaixo de zero, enquanto Chicago registrava 18° graus negativos no início da manhã.

Como previram os especialistas, a temperatura começou a subir no final da manhã, "ao tempo que a massa de ar ártico responsável pela onda de frio se dissipava".

Em Washington, o termômetro subiu para 3° graus negativos durante o dia, do mesmo modo que em Chicago, onde passou de -18º para -9°.

Apesar da elevação nas temperaturas, o transporte aéreo segue sofrendo as consequências da onda de frio que varre a América do Norte.

Segundo o site especializado Flightaware.com, no início desta quarta-feira 664 voos haviam sido anulados e outros mil sofriam atrasos.

No total, 18 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos desde a quinta-feira passada.

Os aeroportos de Nova York, Washington, Atlanta, Chicago e Detroit são os mais afetados nos Estados Unidos. Em Toronto, no Canadá, o cancelamento de diversos voos devido ao frio provocou revolta entre os passageiros, e a polícia foi obrigada a reforçar a segurança.



5,5° graus negativos na Flórida Em Tallahasse, capital da Flórida - conhecida por seu clima quente -, o termômetro caiu a 5,5° negativos, segundo o jornal Tallahassee Democrat.

Já em Embarrass, no Minnesota, a temperatura mergulhou a 37° abaixo de zero.

O Central Park de Nova York registrou na terça-feira 15,5° negativos, superando o recorde de -14,4º verificado em 1896.

Ao menos 49 cidades registraram recorde de temperatura negativa na terça-feira, entre elas Filadelfia (-15,5°) e Baltimore (-16,1°).

Em Montreal, Ottawa e Toronto, os canadenses lamentavam temperaturas polares e cortes de energia.

As autoridades americanas advertiram que a combinação de frio e vento pode criar uma combinação térmica fatal.

"Peço a todos em Nova York que permaneçam em locais abrigados para evitar hipotermia, quedas e outros problemas que representem risco à saúde", disse o prefeito Bill de Blasio.

As escolas permanecem fechadas em Minnesota, Chicago, Atlanta e Nashville, entre outras cidades.

As autoridades decretaram alerta para ventos fortes na região de Buffalo, no norte do estado de Nova York, e para tempestades entre Nova Jersey e Massachusetts, na costa nordeste.

Ao menos 20 pessoas morreram desde o início do ano devido à onda de frio que atinge a América do Norte.



bur-gde/lr