EUA confirmam conversas com UE para ajudar Ucrânia

WASHINGTON, 03 Fev 2014 (AFP) - O governo americano está mantendo um canal de diálogo com a União Europeia (UE) para elaborar um pacote de ajuda financeira para a Ucrânia, depois de semanas de agitação política nesse país, confirmou a porta-voz do Departamento de Estado nesta segunda-feira.

"Permitam-me ser clara. Isso está em uma etapa muito preliminar. Estamos em consultas com a UE (...) e outros sócios sobre a assistência que a Ucrânia pode precisar depois que um novo governo se formar", após a renúncia em bloco do gabinete, na semana passada, disse a porta-voz Jen Psaki aos jornalistas.

"Qualquer decisão que tomemos dependerá dos acontecimentos na Ucrânia e das nossas consultas com o novo governo, uma vez que esteja formado", acrescentou.

O anúncio do Departamento de Estado foi feito depois que a alta representante para Política Externa e Segurança da UE, Catherine Ashton, disse ao "Wall Street Journal" que UE e Estados Unidos estão trabalhando juntos em um pacote de ajuda financeira para a Ucrânia.

Ashton voltará nesta terça à Ucrânia, em uma nova tentativa para pôr fim à crise deflagrada depois que o presidente Viktor Yanukovytch desistiu de assinar um acordo de associação com a UE.

A subsecretária americana de Estado, Victoria Nuland, também retornará a Kiev esta semana, em uma nova demonstração de apoio de Washington aos manifestantes pró-democracia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos