Autor de massacre na Noruega ameaça fazer greve de fome por vídeo game novo na cadeia

Em Oslo

O assassino norueguês da extrema-direita Anders Behring Breivik ameaçou iniciar uma greve de fome se não obtiver uma melhora de suas condições de detenção, chamadas por ele de tortura, entre elas um vídeo game novo, segundo um e-mail recebido nesta sexta-feira pela AFP.

O e-mail contém uma carta com data de 29 de janeiro e enviada a várias redações, assim como quatro páginas enviadas às autoridades penitenciárias com 12 exigências.

Breivik, na prisão por matar 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011, exige a possibilidade de caminhar e de se comunicar, entre outras medidas, para que sua estadia na prisão esteja em conformidade com a regulamentação europeia, segundo ele.

O extremista de direita também pede a substituição do Playstation 2, colocado a sua disposição, pela versão 3 com a possibilidade de "ter acesso a jogos para adultos" escolhidos por ele.

O assassino de 35 anos, incomunicável desde 2011 por questões de segurança, considera que se comportou na prisão de maneira exemplar e que, por isso, tem direito a uma oferta de atividades melhor para compensar seu rígido regime carcerário.

Sua lista de exigências termina com um aumento de seu pagamento semanal, o fim das revistas quase diárias, o acesso a um computador e a possibilidade de contatos com o mundo externo.

"Estão me matando", escreveu às autoridades Breivik, que cumpre uma pena de 21 anos com possibilidade de prolongação.

"Se eu morrer, todos os extremistas e radicais de direita do mundo europeu saberão precisamente quem me torturou até a morte (...) Isso poderá ter consequências para alguns no curto prazo, mas também quando a Noruega for novamente um regime fascista, em 13 a 40 anos", afirmou o extremista, que se considera um prisioneiro político.

Breivik matou 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011 ao detonar primeiro uma bomba perto da sede do governo em Oslo e depois ao abrir fogo contra um acampamento de jovens trabalhistas na ilha de Utoya.

O massacre da Noruega em fotos
O massacre da Noruega em fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos