Milhares de pessoas em funeral de jovem morto pela polícia na Turquia

Em Ancara (Turquia)

  • Osman Orsal /Reuters

    Pessoas carregam cartazes com a imagem de Berkin Elvan, que morreu após ser ferido pela polícia

    Pessoas carregam cartazes com a imagem de Berkin Elvan, que morreu após ser ferido pela polícia

Dezenas de milhares de pessoas compareceram nesta quarta-feira (13) em Istambul ao funeral de um jovem de 15 anos, que morreu na terça-feira (11) depois de ter sido ferido pela polícia nos distúrbios antigovernamentais de junho de 2013.

"A polícia do AKP (Partido da Justiça e da Democracia, no poder) assassinou Berkin Elvan", gritava a multidão no bairro de Okmeydani.

Mais de 150 pessoas foram detidas na terça-feira à noite durante as violentas manifestações em várias cidades turcas para denunciar a morte do adolescente de 15 anos.

Milhares de manifestantes se reuniram de forma espontânea na terça-feira em várias cidades do país depois da morte, horas antes, de Berkin Elvan, que estava em coma há 269 dias. O jovem foi gravemente ferido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogêneo durante os protestos contra o governo em junho de 2013.

Elvan é a vítima mais recente da repressão das manifestações iniciadas na praça Gezi de Istambul. A morte elevou a sete o número de manifestantes falecidos durante os eventos que deixaram mais de 8.000 feridos. Um policial também morreu nos protestos.

A família de Berkin afirmou ter visto o adolescente pela última vez em 16 de junho, quando ele saiu do apartamento de um bairro operário no centro de Istambul para comprar pão.

De acordo com testemunhas, o jovem foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo utilizada pela polícia durante as manifestações contra a "guinada autoritária" e "islamita" do governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, no poder desde 2002.

Analistas já haviam antecipado que o funeral do jovem em Istambul poderia virar uma grande mobilização contra o governo.

Tudo isto acontece a menos de três semanas das eleições municipais de 30 de março, no momento em que o governo de Erdogan enfrenta um escândalo de corrupção sem precedentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos