Topo

Naufrágio de ferry na Coreia do Sul deixa ao menos um morto

16/04/2014 00h43

SEOUL, 16 Abr 2014 (AFP) - Navios da guarda costeira da Coreia do Sul e cerca de 20 helicópteros participavam nesta quarta-feira do socorro de centenas de pessoas a bordo de um ferry que afundou na costa sudeste do país, deixando ao menos um morto, informaram as autoridades.

O ferry, que transportava 476 pessoas, incluindo 325 estudantes que faziam uma excursão à ilha de Jeju, adernou e afundou após um forte impacto sob o casco. O barco havia partido do porto de Incheon.

"Até o momento recuperamos um corpo", declarou à AFP um porta-voz da guarda costeira.

As operações de socorro envolvem 18 helicópteros e 34 navios, mercantes, militares e da guarda costeira. O acidente ocorreu a cerca de 20 km da ilha de Byungpoong.

O vice-ministro de Segurança e Serviços Públicos, Lee Gyeong-Og, informou no final da manhã o resgate de 161 pessoas.

"O ferry está quase todo submerso", disse o vice-ministro.

"O navio fez água e afundou", declarou à AFP um porta-voz da guarda costeira por telefone.

O ferry enviou um sinal de socorro às 09H00 local (21H00 Brasília de terça) após - segundo testemunhas - bater com a fundo do casco no solo marinho.

"Houve um grande choque e o ferry parou", disse um passageiro por celular ao canal de televisão YTN. "O barco adernou e precisamos segurar em alguma coisa para não cair".

Fotos divulgadas pela TV coreana mostraram o ferry adernado em mais de 45 graus, sob uma nuvem de helicópteros. Outra foto exibia apenas a popa do barco fora d'água.

Os 325 estudantes a bordo do ferry realizavam uma excursão à ilha de Jeju, um dos principais pontos turísticos da Coreia do Sul e conhecida como o Havaí sul-coreano.





jhk-gh/lr