Topo

MH370: primeira missão completa de minissubmarino

17/04/2014 06h20

PERTH, Austrália, 17 Abr 2014 (AFP) - Um minissubmarino robotizado que rastreia o fundo do do oceano em busca do Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido em 8 de março completou a primeira missão e os dados estão sendo analisados, anunciaram as autoridades australianas.

As duas primeiras missões do "Bluefin-21" não apresentaram resultados. O aparelho trabalha em uma zona do Oceano Índico que fica 2.170 km ao noroeste de Perth, a grande cidade da costa oeste da Austrália.

As duas primeiras missões foram encurtadas, a primeira porque a profundidade superava a capacidade do minissubmarino e a segunda por dificuldades técnicas não reveladas.

O "'Bluefin-21' realizou a missão em toda a duração na madrugada de quarta-feira para quinta-feira na área de busca. A próxima missão está sendo preparada, anunciou o Centro Conjunto de Coordenação de Agências (JACC), que organiza a busca do voo MH370.

Depois de cada imersão, os dados obtidos pelo sonar do aparelho são repassados ao "Ocean Shield", navio australiano, e analisados em busca de algo anormal detectado no fundo do oceano.

O voo MH370 seguia de Kuala Lumpur para Pequim em 8 de março, com 239 pessoas a bordo, quando desapareceu das telas dos radares civis uma hora depois da decolagem na capital da Malásia.