Exército sírio avança em Homs onde carro-bomba matou 14 pessoas

DAMASCO, 18 Abr 2014 (AFP) - O Exército sírio apertou nesta sexta-feira o cerco à cidade velha de Homs, no centro do país, tomada pelos rebeldes e um carro-bomba matou 14 pessoas na parte da cidade controlada pelo regime.

A cidade velha de Homs, sitiada há dois anos pelos militares, é o último bairro nas mãos de insurgentes em Homs, terceira maior cidade da Síria.

O exército, que iniciou na terça-feira uma grande ofensiva no local, "avança a cada dia recuperando edifícios, apertando o cerco sobre os grupos terroristas", declarou o chefe dos serviços de segurança, referindo-se aos rebeldes.

Ele indicou que o Exército retomou o controle de uma igreja na cidade velha, entre outros pontos.

A agência oficial de notícias SANA informou, por sua vez, que o Exército tomou edifícios nos bairros de Bab Hud e Wadi al Sayeh e "matou terroristas na cidade de Homs e arredores".

As autoridades sírias do regime de Bashar al-Assad chamam os rebeldes de "terroristas".

O diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, confirmou os progressos por parte do exército. Mas, em sua opinião, os militares têm tido dificuldades para tomar ruas inteiras.

Os cerca de 1.200 rebeldes que "conhecem bem a região se recusam a deixar o local e querem lutar até o fim", disse Abdel Rahman.

No início deste ano, 1.400 civis foram resgatados da cidade velha de Homs pela ONU. Cerca de 180 civis permanecem no local.

Nesta sexta-feira à tarde, a imprensa oficial e o OSDH também relataram a explosão de um carro-bomba que matou 14 pessoas em frente a uma mesquita no distrito de Al Walid, sob controle do exército.

rm-kam/ram/at/eg/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos