Três mortos em atentado contra universidade no Iraque

BAGDA, 20 Abr 2014 (AFP) - Pelo menos três pessoas morreram e nove ficaram feridas quando um homem-bomba detonou a carga explosiva em uma universidade da zona norte de Bagdá.

As circunstâncias do atentado, que aconteceu a menos de duas semanas das eleições legislativas, ainda não foram determinadas.

Segundo um coronel da polícia, um homem-bomba entrou na Universidade Imã Kadhim e executou o ataque, quase ao mesmo tempo que outro homem-bomba e um criminoso armado eram mortos pelas forças de segurança.

Uma fonte do ministério do Interior, no entanto, informou que eram apenas dois homens-bomba e que um deles conseguiu ativar a carga explosiva na entrada da universidade. O outro foi morto a tiros.

Há vários meses o Iraque enfrenta uma espiral de violência cotidiana, que provocou mais de 460 mortes apenas em abril e mais de 2.700 desde o início do ano.

Neste domingo, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um ataque com carro-bomba na província de Babilônia, ao sul de Bagdá.

Em, Al-Rumaitha, na província de Muthanna, dois carros-bomba deixaram três mortos e 26 feridos.

O exército e a polícia não conseguem conter a violência, alimentada pelo conflito na vizinha Síria e pelo sentimento de discriminação da minoria sunita iraquiana ante a política das autoridades xiitas.

A proximidade das eleições legislativas de 30 de abril apenas reforçou o discurso comunitário de cada partido, o que não reduz as tensões.

Estas serão as primeiras eleições no país desde a retirada das tropas americanas, no fim de 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos