Londres reconhece habitantes da Cornualha como minoria nacional

LONDRES, 24 Abr 2014 (AFP) - Londres concederá o status de "minoria nacional" para os habitantes do condado britânico da Cornualha, o mesmo dado aos escoceses, galeses e norte-irlandeses, anunciou nesta quinta-feira o vice-ministro britânico do Tesouro, Danny Alexander.

Os quase 536 mil habitantes da Cornualha, no extremo sudoeste da Inglaterra, estarão em breve sob a proteção da Convenção do Conselho da Europa relativa à proteção das minorias nacionais.

Desta forma, terão os mesmos direitos e proteções que as outras três populações célticas no Reino Unido, sem receber financiamento adicional para isso. Londres deverá ainda consultar a Cornualha para algumas decisões.

"O povo da Cornualha tem uma longa história e uma identidade própria", declarou Alexander.

"É um grande dia para o povo da Cornualha, que luta há muito tempo por um reconhecimento de suas idiossincrasias e identidade", disse Stephen Williams, ministro encarregado das relações com as comunidades.

Em março, o vice-primeiro-ministro Nick Clerg já havia anunciado o desbloqueio de 120 mil libras (146.000 euros) para promover a língua local.

O condado havia solicitado, sem sucesso, ser protegido pela Convenção do Conselho da Europa.

A questão das minorias nacionais é um tema sensível no Reino Unido. Os escoceses devem se pronunciar a favor ou contra a sua independência em 18 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos