Topo

Companhia aérea perde contato com avião que decolou de Burkina Faso

24/07/2014 09h28

ARGEL, 24 Jul 2014 (AFP) - A companhia argelina Air Algerie anunciou nesta quinta-feira ter perdido o contato com um de seus aviões, alugado da espanhola Switfair, 50 minutos após sua decolagem de Uagadugu, a capital de Burkina Faso.

O avião transportava 110 passageiros de várias nacionalidades e o contato foi perdido quando sobrevoava o norte do Mali, declarou à AFP uma fonte da Air Algerie, sob condição de anonimato.

Também viajavam a bordo 6 tripulantes, dos quais 2 são pilotos e 4 são tripulantes, segundo a Swiftair.

Os seis eram espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.

Acredita-se que muitos cidadãos franceses estavam a bordo da aeronave, declarou nesta quinta-feira o ministro dos Transportes francês, Frederic Cuvillier.

Segundo ele, autoridades da aviação civil francesa realizam uma reunião de emergência no momento e uma célula de crise foi criada para verificar estas informações.

"Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algerie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem", anunciou a companhia pública argelina, citada pela agência APS.

"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 01h55 GMT (22h55 de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma em um comunicado.

A companhia colocou em andamento um plano de emergência, segundo o texto.

A espanhola Swiftair anunciou, por sua vez, que o avião MD83 de sua companhia operado para a Air Algerie decolou de Burkina Faso com destino a Argel, mas não chegou ao destino.

"Não se tem contato com a aeronave até o momento", acrescentou.

Segundo o site da Air Algerie, a companhia realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu.

De acordo com uma fonte da empresa, trata-se de um DC9.

O contato com a aeronave foi perdido no espaço aéreo do Mali, perto da fronteira com a Argélia, disse esta fonte.

"O avião não estava longe da fronteira argelina quando pedimos que desviasse sua trajetória devido à má visibilidade e para evitar um risco de colisão com outro avião que cobria a rota Argel-Bamaco", acrescentou a fonte da Air Algerie.

"O sinal foi perdido após mudar de rumo", explicou.

Apesar de uma intervenção militar internacional ainda em andamento, a situação continua instável no norte do Mali, ocupado durante vários meses em 2012 por grupos armados jihadistas.