Topo

Correr pouco e rápido é tão bom quanto correr muito para quem quer viver mais, revela estudo

Atletas correm maratona nos EUA: três anos em média mais de vida do que sedentários, aponta pesquisa - Getty Images
Atletas correm maratona nos EUA: três anos em média mais de vida do que sedentários, aponta pesquisa Imagem: Getty Images

Em Washington (EUA)

28/07/2014 19h00

Fazer uma corrida curta e rápida diariamente pode ser tão eficaz quanto correr prolongadamente para viver mais, destaca um estudo publicado nesta segunda-feira (28).

Correr até 5 a 10 minutos por dia pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas e morte precoce, segundo as conclusões do estudo, publicadas no periódico "Journal of the American College of Cardiology".

As pessoas que correm para se exercitar apresentam um risco 30% menor de morrer e 45% menor de morrer por doença cardiovascular do que os que nunca correm.

Além disso, os corredores têm uma expectativa de vida três anos maior que a média dos sedentários.

Os benefícios de correr seriam os mesmos tanto para quem corre muito quanto para quem corre pouco, seja rápida ou lentamente, acrescentou o estudo.


A pesquisa não detectou diferenças estatísticas significativas entre quem corre 50 minutos ou 180 minutos por semana.

Os resultados também não diferiram quando a corrida se manteve abaixo dos 10 km por hora.

Quem corre em ritmo lento ou caminha também têm resultados melhores do que os que não praticam atividade física.

"Visto que o tempo é um dos maiores obstáculos para se fazer uma atividade física, o estudo pode motivar mais gente começar a correr", disse o principal autor do estudo, Duck-chul Lee, professor assistente do Departamento de Cinesiologia da Universidade Estadual do Iowa, na região central dos EUA.

O estudo se baseou no acompanhamento de mais de 55.000 adultos com idade média de 44 anos no Texas, ao longo de 15 anos. A maioria era de brancos e um quarto do total era de mulheres.