Quase 70.000 curdos sírios fugiram para a Turquia em 24 horas

Em Genebra

 Quase 70.000 curdos da Síria buscaram refúgio na Turquia nas últimas 24 horas para fugir do avanço do grupo Estado Islâmico (EI) no nordeste do país, anunciou o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (Acnur).

"O Acnur reforça sua ação para ajudar o governo da Turquia a socorrer os 70.000 sírios que fugiram para a Turquia nas últimas 24 horas", afirma um comunicado do organismo da ONU divulgado em Genebra.

"O governo turco e o Acnur se preparam para a possível chegada de centenas de milhares de refugiados nos próximos dias", completa a nota.

A Turquia abriu na sexta-feira a fronteira aos refugiados sírios que começaram a fugir, na quinta-feira, da cidade e da região de Ain al-Arab (Koban em curdo), cercada pelos combatentes do EI.

Ain al-Arab, terceira maior cidade curda da Síria, estava relativamente segura até o momento e havia recebido 200.000 deslocados sírios.

Mas o avanço do EI na região obrigou muitos habitantes, especialmente os curdos, a fugir do país.

"O fluxo em massa mostra a necessidade de mobilizar a ajuda internacional para apoiar os países vizinhos da Síria", declarou o Alto Comissário para os Refugiados, Antonio Guterres.

O Acnur enviou 20.000 cobertores, 10.000 colchões entre outros materiais, à região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos