EUA e aliados atacam posições do Estado Islâmico na Síria

WASHINGTON, 23 Set 2014 (AFP) - Os Estados Unidos e seus aliados realizaram ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico (EI) na Síria, informou o Pentágono nesta segunda-feira.

A imprensa americana informou que cinco países árabes participaram dos ataques aéreos como parte da coalizão internacional para enfrentar o EI e impedir seu avanço sobre importantes zonas do norte do Iraque e da Síria.

"Posso confirmar que forças dos Estados Unidos e das nações aliadas realizaram ações contra os terroristas do EI na Síria" com bombardeios aéreos, disse o porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby.

A decisão de realizar os ataques aéreos foi adotada nesta segunda-feira pelo chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general Lloyd Austin, "em virtude da autorização concedida pelo comandante em chefe", assinalou Kirby.

"Vamos proporcionar mais detalhes quando for operacionalmente oportuno".

Os bombardeios - incluindo mísseis Tomahawk disparados de navios de guerra - ocorreram após o presidente Barack Obama advertir, no dia 10 de setembro, que os Estados Unidos estavam preparados para atacar os militantes do grupo jihadista na Síria.

Desde o dia 8 de agosto, drones e aviões americanos atacam posições do Estado Islâmico no Iraque.

Com 35.000 homens recrutados em vários países, muitos deles ocidentais, o Estado Islâmico conquistou diversas regiões na Síria e no Iraque, onde proclamou um califado.

Os bombardeios ocorrem horas após um apelo do líder da opositora Coalizão Nacional Síria (CNS), Hadi al-Bahra, que pediu à comunidade internacional a realização de ataques aéreos imediatos contra os jihadistas.

"Devemos lançar imediatamente ataques aéreos na Síria. Enquanto estamos falando, milhares de civis no norte da Síria são prisioneiros de um assédio brutal realizado pelo EI", afirmou o chefe do principal grupo de oposição no exílio.

No domingo, os jihadistas do EI cercaram Ain al-Arab, uma importante cidade curda da Síria, após o grupo capturar cerca de 60 localidades da região, provocando uma fuga em massa de milhares de curdos em direção à fronteira turca.

A queda de Ain al-Arab (Kobaneh em curdo), terceira localidade curda mais importante da Síria - perto da fronteira com a Turquia -, permitiria ao EI controlar uma ampla região da fronteira entre Síria e Turquia.

O avanco do EI provocou a fuga de mais de 130 mil curdos da Síria para a Turquia nos últimos dias, segundo o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus.



- Obama convoca coalizão internacional - Barack Obama anunciou no sábado que aproveitará a Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, para fazer um apelo mundial de ampliação da coalizão internacional contra o Estado Islâmico.

"Não hesitaremos em realizar ações contra estes terroristas no Iraque e na Síria, mas esta luta não é apenas dos Estados Unidos. Não é a América contra o EI. São as pessoas desta região contra o EI. O mundo contra o EI".

"Vamos encabeçar uma ampla coalizão de nações com interesse nesta luta", disse o presidente americano.

De acordo com Obama, mais de 40 países apresentaram propostas de participação em uma "ampla campanha" contra o EI, com missões aéreas de combate, treinamento, equipamento e ajuda humanitária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos