Oliver Stone defende Putin na crise da Crimeia

MOSCOU, 23 Set 2014 (AFP) - O cineasta americano Oliver Stone defendeu o presidente russo Vladimir Putin que, segundo ele, não abandonou a Crimeia.

"Muitos americanos não entendem que Putin (...) defende os interesses geopolíticos cruciais da Rússia na crise com a Ucrânia", declarou o cineasta ao jornal oficial russo Rossi¯ska¯a Gazeta.

"A Otan tem cortejado a Ucrânia a fim de privar a Rússia de sua frota baseada em Sevastopol", na Criméia, península ucraniana anexada à Rússia em março, declarou ainda, acrescentando que "a Rússia não pode aceitar isso".

"Eu entendo por que Putin não poderia abrir mão da Crimeia", disse ainda.

De acordo com o cineasta, a crise na Ucrânia é o resultado da estratégia da Otan, que tenta chegar perto das fronteiras russas em violação das garantias dadas por Washington ao ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, pouco antes do desaparecimento da União Soviética no final de 1991.

Oliver Stone, que acaba de concluir uma série de documentários intitulada "Os Estados Unidos, a história nunca contada", sobre os eventos mais sombrios da história dos Estados Unidos, co-produz atualmente com os ucranianos o documentário "A Ucrânia em chamas", para o qual ele pretende entrevistar Putin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos