Topo

Incêndio causa suspensão de mais de mil voos em aeroportos de Chicago

Em Chicago (EUA)

26/09/2014 16h40

Os dois aeroportos principais de Chicago, no norte dos Estados Unidos, suspenderam seus voos nesta sexta-feira devido a um incêndio nas instalações do radar da Agência Federal da Aviação (FAA, em inglês), informou a organização.

Mais de 1.250 voos tinham sido cancelado até 13h de Brasília com partida e destino nos aeroportos de O'Hare e Midway, provocando um caos no tráfego aéreo que poderá durar horas ou dias para ser resolvido, segundo o site especializado Flightradar24.

Enquanto isto, unidades de bombeiros lutavam contra o fogo no edifício da FAA na localidade de Aurora, nos arredores de Chicago.

"O espaço aéreo de Chicago está praticamente vazio devido ao incêndio", ressaltou o site. "Não há informações sobre a normalização dos voos", acrescentou.

O aeroporto de O'Hare é o segundo maior dos Estados Unidos, atrás do de Atlanta (Geórgia, no sudeste do país), com cerca de 67 milhões de passageiros ao ano.

A FAA indicou que o incêndio, que afetou uma sala subterrânea de telecomunicações no Chicago En Route Center e que começou pouco antes do amanhecer, foi extinto rapidamente pelos bombeiros.

Valerie Jarrett, assessora do presidente Barack Obama, declarou que "uma investigação está em andamento entre as autoridades federais, estaduais e locais".

A funcionária, que como Obama nasceu em Chicago, observou que as autoridades federais foram imediatamente para a área do incêndio, que resultou em um grande número de atrasos e suspensão de voos que se espalharam não só nesta região, mas em todo o país.

Jarrett observou que a interrupção do tráfego aéreo em um dos maiores aeroportos do país "vai causar muitos problemas e é muito, muito frustrante".

Segundo os meios de comunicação locais, as autoridades acreditam que se trata de um incêndio intencional, depois de terem encontrado nas instalações do radar um homem ferido que foi transferido a um hospital próximo.

A FAA informou em um comunicado que "alguns voos já foram autorizados a sobrevoar a área de Chicago, ou foram obrigados a prosseguir para um destino alternativo", acrescentando que está trabalhando com as companhias aéreas para minimizar o caos inevitável.

O centro de radar Aurora é responsável por guiar o tráfego de voos de grande altitude com destino e partida nos aeroportos de Chicago, operações que foram assumidas por outro gabinete de controle da zona, disse a Agência.