Suécia busca submarino misterioso; Holanda nega envolvimento no caso

Em Moscou

  • Anders Wiklund/ AP

    Navio de patrulha da Suécia vasculha região próxima a Estocolmo, nesta segunda-feira (20), em busca de submarino estrangeiro que estaria no Mar Báltico

    Navio de patrulha da Suécia vasculha região próxima a Estocolmo, nesta segunda-feira (20), em busca de submarino estrangeiro que estaria no Mar Báltico

O mistério do submarino detectado no Mar Báltico aumentava nesta segunda-feira (20) com o prosseguimento das operações de busca por parte do exército sueco e com a Holanda desmentindo as acusações russas sobre seu envolvimento no caso.

Após se reunir com seu colega finlandês, o primeiro-ministro sueco Stefan Lofven afirmou que o mistério em torno da "atividade submarina estrangeira" no arquipélago de Estocolmo ainda não foi resolvido e, portanto, a Defesa continuará suas operações de busca.

"Uma operação de inteligência está em andamento. A Defesa recebeu três alertas, duas na sexta-feira e uma no domingo, e coleta informações para saber do que se trata", indicou Lofven.

"Não é um caça submarino", declarou o chefe de governo. "Nós não sabemos exatamente do que se trata", acrescentou.

O exército sueco iniciou no sábado uma operação militar de envergadura com mais de 200 homens, barcos furtivos, draga-minas e helicópteros em uma zona do mar Báltico de cerca de 50 km, depois de informações que apontavam para uma "atividade submarina estrangeira" diante do litoral de Estocolmo e a publicação de uma foto de um "navio estrangeiro".

As primeiras informações publicadas pela imprensa sueca evocavam um submarino russo, versões rejeitadas pela Rússia e pelo contra-almirante sueco Anders Grendstad.

O jornal Svenska Dagbladet havia informado no sábado que o serviço secreto sueco interceptou frequências de rádio em uma área entre o litoral de Estocolmo e o enclave russo de Kaliningrado, onde está localizada grande parte da Frota russa no Mar Báltico.

Uma fonte do ministério russo da Defesa, citada pela agência Interfax, afirmou que o submarino detectado frente ao litoral de Estocolmo era holandês.

"É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios, incluindo voltas de emergência à superfície, bem perto de Estocolmo", afirmou a fonte.Já

Já a porta-voz do ministério holandês da Defesa, Marnoes Visser, negou qualquer envolvimento de um de seus aparatos no caso.

"O submarino holandês [Bruinvis] não está envolvido e nós não estamos envolvidos nas operações de busca lançadas pelas forças suecas", declarou à AFP

"Participamos em manobras com a Suécia e outros navios, mas elas terminaram na terça-feira da semana passada", acrescentou Visser, afirmando ainda que o submarino Bruinvis se dirigiu depois para Tallin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos