EUA admite que armas lançadas foram capturadas por Estado Islâmico

WASHINGTON, 22 Out 2014 (AFP) - O departamento americano de Defesa admitiu nesta quarta-feira que armas e munições lançadas de paraquedas para os curdos nos arredores da cidade síria de Kobane caíram nas mãos dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Oficiais do Pentágono disseram que não há razão para duvidar da autenticidade do vídeo que mostra um jihadista abrindo caixas de madeira contendo granadas de mão e de morteiro.

Após o lançamento de armas e material médico para os combatentes curdos em Kobane, na segunda-feira, os militares americanos admitiram que um dos 28 paraquedas com pacotes se desviou do alvo e foi destruído por um ataque aéreo.

Mas nesta quarta-feira, o porta-voz do Pentágono coronel Steven Warren disse a jornalistas que outro paraquedas "também se perdeu e, provavelmente, caiu nas mãos inimigas".

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos já havia informado a queda de um paraquedas no lado dos jihadistas do Estado Islâmico que atacam Kobane.

Washington incrementou sua ajuda aos combatentes curdos em Kobane na semana passada, multiplicando os ataques aéreos e o lançamento de material por meio de três aviões cargueiros C-130.

A munição e o material médico lançados foram fornecidos pelas autoridades curdas do Iraque, segundo oficiais do Pentágono.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou nesta quarta-feira a decisão dos Estados Unidos de lançar armas para as forças curdas que combatem o Estado Islâmico em Kobane.



ddl-gde/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos