Coalizão lança mais 12 bombardeios contra extremistas no Iraque

WASHINGTON, 24 Out 2014 (AFP) - Aviões de combate dos Estados Unidos e de seus aliados atacaram o grupo Estado Islâmico (EI) entre quinta e sexta-feira, com 12 bombardeios no Iraque e outros seis perto da cidade de Kobane, informou o Comando Central americano para o Oriente Médio (CentCom).

O CentCom anunciou a última rodada de ataques, depois que o Exército francês indicou que uma operação noturna da coalizão internacional havia lançado várias bombas sobre arsenais e campos de treinamento do EI no norte do Iraque.

Os aviões de guerra fizeram três bombardeios a sudeste e a oeste da estratégica represa de Mossul, destruindo dois veículos e uma posição de lançamento de morteiros, indicou o CentCom em um comunicado.

Outras três ofensivas aéreas ao sul da refinaria de Baiji destruíram duas unidades pequenas e um veículo, enquanto outro ataque perto de Baiji atingiu um campo de treinamento do Estado Islâmico.

O governo iraquiano tenta repelir os militantes do EI na principal estrada do norte de Bagdá para Baiji, mas decidiu reduzir o ritmo de sua campanha devido às inúmeras bombas plantadas pelo EI no caminho.

A coalizão também atacou extremistas sunitas perto de Fallujah, a oeste de Bagdá, bombardeando outras duas unidades pequenas e destruindo dois veículos. Cinco prédios ficaram totalmente destruídos em outro bombardeio perto de Zumar, acrescentou o CentCom.

Na Síria, bombardeiros americanos lançaram seis ataques contra militantes jihadistas perto de Kobane, sitiada pelo EI há semanas.

No total, Estados Unidos e seus aliados sobrevoaram 6.600 pontos no Iraque e na Síria e lançaram mais de 1.700 bombas desde o início da ofensiva, em agosto passado - informou o CentCom na quinta-feira.



bur-mbx-ddl/jv/val/jb/tt/dm

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos